Por trás das câmeras do Canta+
- Allan Heller
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
O programa Canta+ (2ª edição) foi um reality show de competição musical transmitido pela NDTV SC, emissora de televisão do Grupo Record. O programa contou com a participação de 40 cantores, que competiram entre si pelo prêmio: a gravação de um EP e uma viagem para a Itália para a filmagem de um videoclipe.

Nesse projeto, atuei como Engenheiro de Áudio e Sound Designer. Auxiliei nas gravações e edição dos arranjos antes do início das gravações do programa. Fui responsável por criar todo o roteamento de áudio do programa, bem como por toda a parte de radiofrequência (RF). Os quatro primeiros episódios foram gravados, e o episódio final foi transmitido ao vivo. No total, o programa alcançou uma audiência de mais de 30 milhões de espectadores.
Para facilitar o entendimento e a construção do roteamento de sinal de áudio do programa, elaborei um diagrama que organizava todas as conexões necessárias para o funcionamento do sistema, o que ajudou muito durante a montagem, a execução e as gravações.

O programa contou com uma banda ao vivo, 4 jurados, 2 apresentadores e um total de 40 candidatos, que participaram das eliminações.
Para a banda, optamos por utilizar uma bateria eletrônica para reduzir vazamento de som no estúdio e facilitar a mixagem. A bateria foi conectada via USB a um computador, onde utilizamos o software Superior Drummer com samples de bateria. Esse mesmo computador foi conectado a uma interface Focusrite 18i20, de onde extraímos 9 canais de saída independentes para a bateria: bumbo, caixa (superior e inferior), hi-hat, tons, surdo e overheads.

Toda a banda e os demais microfones foram conectados a duas mesas de som: uma Behringer X32 e uma Soundcraft SIde 32 canais. A Behringer X32 foi responsável pela gravação principal e transmissão de áudio ao vivo, enquanto a Soundcraft SI foi utilizada para a gravação de backup e para todo o monitoramento da banda, jurados, apresentadores e cantores.
As backing tracks foram reproduzidas a partir do meu MacBook, conectado a uma UMC404HD com 4 saídas independentes: Backing Track L e R, Click e um canal de contagem. Além disso, utilizamos dois outros MacBooks para gravar os 32 canais de áudio usados no programa.

Esse foi um projeto desafiador e muito gratificante, e me senti honrado em fazer parte dele, ajudando a transformar a vida de artistas e levando entretenimento através da música para um público tão expressivo.
O programa foi gravado pela Elephant Office Brasil, e mais de 50 pessoas estiveram envolvidas na produção.